“RESSACA” – Tu Na D’ESTES: Nota de Esclarecimento



Nota de Esclarecimento sobre a Interpretação/Adaptação do Tema “Ressaca”
pela Tu Na D’ESTES



A presente nota de esclarecimento surge da necessidade de responder a algumas dúvidas e comentários que têm surgido publicados num blog relacionado com a comunidade tunante (Notas&Melodias) e em próprios comentários de vídeos da Tu Na D’ESTES publicados no “Youtube”.
A Tu Na D’ESTES foi formada em Abril de 2002. Nos seus primórdios, foi elaborado um dossier com uma colectânea de cancioneiros de tunas, músicas populares e outras possíveis músicas susceptíveis de serem adaptadas ou interpretadas pela Tu Na D’ESTES. No ano lectivo seguinte (2002/2003) ao folhear essa colectânea, um dos elementos da Tuna reconheceu a letra da música “Ressaca” que constava de uma folha isolada (adiante designada por documento), fotocópia de fotocópia, na qual constava ainda os acordes da música bem como um símbolo onde se conseguia decifrar “Tuna da Escola Secundária de Seia” (documento anexado). O referido documento não fazia referência a mais nenhuma informação, nem autoria, nem origem da letra, nem composição da música. No entanto o elemento supracitado da Tuna sabia “cantarolar” a música. Com os acordes constantes no documento e dada a simplicidade rítmico-musical do tema, rapidamente se reproduziu o tema. No entanto uma dúvida persistia: Será que a “Ressaca” era um original da referida Tuna da Escola Secundária de Seia? Como não poderia deixar de ser, a Direcção da Tu Na D’ESTES tentou esclarecer este assunto e contactou por várias ocasiões (pelo menos em 2005 e 2007) a Escola Secundária de Seia. Das duas vezes, a resposta foi a mesma: “Não existe nenhuma Tuna nesta escola e não temos conhecimento que alguma vez tenha existido alguma”. Ficamos obviamente mais confundidos e sem a resposta pretendida. Desde então, a Tu Na D’ESTES tem feito pesquisas sobre a origem do tema, incluindo na internet, mas em vão… É de referir que até ao dia de hoje, a Tu Na D’ESTES nunca ouviu a versão original do tema “Ressaca”.
A versão simples inicialmente interpretada em 2002/2003, sofreu uma pequena alteração em 2005/2006 com a inclusão de uma introdução em jeito de dueto de dois indivíduos “ressacados” e de novo “alcoolicamente alterados”, cantando a primeira estrofe da música numa recriação de um ambiente de uma tasca, introdução que ainda hoje existe na nossa versão actual. Posteriormente em 2006/2007, foi feito mais um “update” ao incluir um instrumental no início e repetindo-o a meio da música, instrumental esse que não deverá existir no tema original (a não ser por uma coincidência divina). Desde então, a versão apresentada pela Tu Na D’ESTES não sofreu mais alterações e pode ser visualizada em 2 vídeos no site “youtube” e num vídeo no site “açorestube”.
Todos os que conhecem a Tu Na D’ESTES, sabem que somos uma Tuna extremamente respeitadora da autoria das músicas que interpretamos e que fazemos questão de apresentar as referências de autoria/letra/música nas nossas actuações e no nosso cancioneiro que aliás se encontra online no blog da tuna, e onde se referencia a autoria de quase todos os temas nele incluído (excepção feita apenas aos temas que ainda não dispomos dessa informação).
Relativamente ao tema “Ressaca”, é importante sublinhar que a Tu Na D’ESTES nunca apresentou este tema como sendo seu original, como aliás se pode verificar no cancioneiro supracitado onde a única referência feita é precisamente “adaptação Tu Na D’ESTES”. Em vários festivais em que interpretamos a “Ressaca”, este tema chegou a ser introduzido como “adaptação da Tu Na D’ESTES de uma música que ainda não descobrimos a origem”.
É com grande prazer que, quase 8 anos depois, descobrimos a origem do tema “Ressaca”. Por mera coincidência, elementos da Tu Na D’ESTES que participaram no jantar comemorativo do 7º aniversário do PortugalTunas em Viseu no passado dia 27 de Março, cantaram este tema que pelos vistos foi reconhecido por um tunante viseense presente. Este chegou a interpelar um elemento da Tu Na D’ESTES sobre a origem da música que pelo que foi publicado e como é perceptível pelo presente texto não soube responder. Dias mais tarde surge então um texto esclarecedor ou semi-esclarecedor relativo à origem do tema “Ressaca”, texto esse que esteve precisamente na origem desta nota de esclarecimento e que está publicado no blog “Notas & Melodias”.
Da nossa parte contrastam 2 sentimentos opostos: Por um lado a alegria da descoberta ao fim de 8 anos, da origem do tema “Ressaca” que e passo a citar: “”foi apresentado em 1995 num trabalho intitulado “Viseu – Aqui te Canto” da Tuna Académica da Associação Académica de Viseu da Universidade Católica Portuguesa, fundada em 1992 embora extinta há mais de uma década””. Por outro lado, alguma mágoa por não termos tido a honra de fazer esta descoberta na cidade e nas instalações da instituição cuja tuna que outrora a representava, criara este tema, num evento onde se partilham conhecimentos e vivências tunantes e acima de tudo pela mão de um tunante que refere ter participado na composição da letra, preferindo publicar este assunto dias depois na internet num tom algo crítico. Teria sido sem dúvida alguma um misto de coincidência, de surpresa e acima de tudo de grande alegria para os elementos da Tu Na D’ESTES presentes, dadas as circunstâncias e sobretudo o local onde esta descoberta poderia ter sido feita.
Finalmente, falta apenas referir que a partir da presente data, a Tu Na D’ESTES poderá e irá finalmente apresentar o tema “Ressaca” fazendo alusão às suas origens autorais. Solicitamos ainda ao tunante supracitado que nos faculte com exactidão os dados relativos aos autores da música e da letra de forma a podermos publicar essa informação no nosso cancioneiro, uma vez que os dados publicados pelo próprio suscitam ainda algumas dúvidas, apesar deste ter participado na origem desta música. Teríamos ainda muito prazer se nos fosse “facultado” um CD com o tema original, uma vez que nenhum dos elementos da Tu Na D’ESTES alguma vez ouviu essa versão.
Falta-nos apenas agradecer e felicitar os autores que estiveram na origem da “Ressaca” pela excelente e animada música que compuseram, e realçar que a Tu Na D’ESTES continuará a perpetuar este tema que voltou a ganhar a sua verdadeira identidade.

Cumprimentos a toda à comunidade tunante.

Em nome da Tu Na D’ESTES



Vincent Domingos “25”
Tunante mais antigo no activo da Tu Na D’ESTES

1 comentário :

  1. Cumpre-me esclarecer que o tom crítico sobre a falta de informação acerca da autoria de diversos temas tunantes (para não falar de tantos outros) que pululam no youtube, e não só, não se cinge exclusivamente à "Tun Na D'Estes", e outros artigos existem a alertar para o efeito.
    O esclarecimento vem em boa hora, embora não perceba a colocação no PTunas, dado que o assunto não foi levantado nesse portal, contudo, relembro que se a busca incessante pela autoria tem estado presente nas preocupações da vossa tuna, estranho que nunca tenham utilizado este mesmo portal para colocar a questão, pois certamente que teriam obtido resposta (para este tema e para outros). Se derem um salto ao portal "tunos.com" verificarão que é prática corrente os tunos pedirem informação sobre temas (seja letras, autorias, partituras ou mp3).

    De referir que me bastou escrever no Google "ressaca, Cd, tuna" para que o 3º resultado mostrasse informação sobre o facto do tema ser constante do Cd "Viseu Aqui Eu Te Canto" (www.cdgo.com/artigoDetalhe.php?idArtigo=1203872).

    Acredito, de boa fé, que nunca tenham reclamado autoria do tema (nunca tal é mencionado), mas convenhamos que o suposto esforço em apurar a autoria do tema, naquilo que dizeis ter sido um esforço em vão, não terá sido um esforço assim tão grande (porque a informação existe na net há mais de 1 década, porque bastava perguntar neste portal que existe há 7 anos).

    Com isto dizer que assiste ao autor do Notas&Melodias escrever o que bem lhe aprouver, conquanto o faça segundo critérios, sendo o primeiro o da verdade factual.

    Não é o caso do tema em si, mas sim o panorama geral de lançar coisas na net(youtube, neste caso) sem referir a procedência que se quis realçar, a partir de mais um caso concreto (como já o foi o do tema ´"Aguas do Dão", por exemplo).

    Finaliza-se a coisa dizendo que os elementos da Tu Na D'Estes (o interpelado e alguns mais que entretanto prstaram atenção) foram informados sobre autoria do tema e da enorme coincidência que era o local onde o tinham interpretado.

    Estranhamente, à hora em que se redige este longo comentário, os 2 videos do tema em causa continuam a não ostentar a origem/autoria do tema.

    Com todo o gosto tratarei de vos enviar o mp3 do tema em causa. O CD há muito que está esgotado.

    ResponderEliminar