XI fESTA, Festival de Tunas Mistas da Cidade de Abrantes

É com enorme prazer que a 24 de Abril, rumámos ao Ribatejo para mais um grande Festival de Tunas, o XI fESTA, Festival de Tunas Mistas da Cidade de Abrantes, organizado pela ESTATUNA, Tuna mista da Escola Superior de Tecnologia de Abrantes.

A concurso, tal como a Tu Na D'ESTES, também vieram amigos do norte (ARTUNA, da Escola Superior Artística do Porto), da capital portuguesa (ISCALINA do I.S.C.A.L.), assim como do Algarve (Real Tuna INFANTINA da U.Alg.). Como convidado esteve o Grupo de Tunos de Leiria.

Chegados a Abrantes, esvaziadas as “águas” e repostas as energias através de um bom almoço numa tasca ribatejana, a tuna partiu em direcção à 1ª prova do dia, as serenatas à Igreja de São Vicente. Cada tuna cantou com alma e coração a sua serenata à cidade, e a Tu Na D’ESTES não foi excepção, apresentando o tema “Dedicação”, uma adaptação do tema original da Estudantina de Coimbra, que fez palpitar os corações das jovens presentes no átrio.
O espectáculo da noite esperava se fervoroso com a qualidade de todas as tunas presentes, mas no entanto apenas o convívio e a boa disposição reinava entre todos os elementos presentes na praça Raimundo Soares que foi animada tarde a fora por todo o tipo de música e animação destes grupos.
Tanta animação e cantoria abriram, como esperado, a fome e a sede. No qual fomos directamente para o jantar que se avizinhou calmo para poupar as vozes para o que vinha logo em seguida, o Festival! Este ano o festival teve como tema a revolução de Abril e o grande musico Zeca Afonso. E com esta alma todas as tunas encaixaram as suas actuações. A Tu Na D’ESTES apresentou as musicas “Fado Português” interpretado pelas Silvia “LEOA”, “Eterno Beijo”, “O Retrato do Homenzinho” (Banda do Casado, de 1974 também ligada a revolução de Abril) o instrumental “Avionic” de vários temas de John Ryans, com um teatro no entretanto, a “Canção de embalar” com uma alteração para solista inicial, e para finalizar a música “Ressaca” que arrancou muitas palmas do público com as performances dos pandeiretas “Fontenário” e Micael “Matrix”.
No final, na atribuição de prémios ficou certo e sabido que a melhor adaptação do tema foi da Tu Na D’ESTES, conquistando o Prémio “Zeca Afonso”.
E a diversão continuou noite fora até de manhã com muito álcool, dança e animação pela cidade.
A Abrantes e a ESTATUNA resta nos agradecer por tudo e que um dia possamos voltar.

Nuno “FONTENÁRIO”
Tuno Honorário

0 comentários :