Nos AÇORES com os Couriscos Mal-Amanhados

Em terras Micaelenses a Tu Na D’ESTES conquista prémios e o coração dos açorianos!
Pois é meus caros amigos a Tu Na D’ESTES embarcou em mais uma das suas fantásticas aventuras, desta vez além mar!
Tudo começou na quinta-feira dia 5 de Fevereiro, elementos com exames ainda por fazer! Ensaio de última hora para tentar encaixar os últimos pormenores!
Bem pessoal vamos sair? “ Ho pah, porque não? é a despedida do continente!” E lá fomos nos mais uma noite a bombar na AAC, fino para aqui shot para ali, já andávamos um bocado a roda!
Três da matina, está na altura de voltar a casa acabar de arrumar as malas e viajar ate Lisboa! Assim foi, as 4h com a chegada do autocarro e arrumadas malas e instrumentos partimos!
"Hei tanta gente trajada! Aonde? No autocarro lol"
Duas horas depois chegamos ao aeroporto, passado algum tempo, com o check-in feito e com a passagem pelo detector de metais entramos no “14t” e aí fomos nós ate ao avião!
A tão aguardada viagem começava dentro de momentos, com algum nervoso miudinho lá entramos, a descolagem deu-se pouco depois. Fomos observando as casas a ficar cada vez mais pequeninas, os grandes rios a tornarem-se em pequenos riachos, as ruas a ficar cada vez mais estreitas ate que não as pudéssemos alcançar mais, pouco a pouco fomos subindo mais alto ultrapassando as nuvens e ganhando um pouco mais de estabilidade. A viagem decorreu as mil maravilhas e mesmo no ar tivemos tempo para algumas guitarradas e cantorias, depois de um lanchezinho que nos foi proporcionado pelas nossas hospedeiras de voo e de uma sonecazinha começamos a avistar no horizonte aquilo que seria o paraíso tão esperado! Estávamos a chegar aos açores! A são Miguel!
O entusiasmo foi notório em cada um! Finalmente chegamos! Toca a sacar da bela da machine fotografique!


A saída do avião alguns membros da Enfim Tuna já nos esperavam assim como os nossos guias! Mariscos (coriscos) mal amanhados.
Seguimos para Escola Superior de Enfermagem, onde acomodamos as nossas malas e seguimos para almoçar na cantina da universidade, o espaço circundante era extremamente verde cheio de árvores, flores e relvados que nos convidavam cada vez mais a cair sobre eles e a apanhar uns bons banhos de sol!
"Vamos mostrar a tuna que somos? Há então vamos dormir!"
A tarde revelava-se interessante! Iniciamos com a ida ate uma tasca ali perto e uma volta pela cidade no fantástico carrossel que tantas emoções nos proporcionou! Fomos cumprimentando toda a gente!” Feliz dia das amigas atrasado! Um dia feliz! Anda cá ho jeitoso! hehe ” Foram algumas das entoações libertadas! Fomos cumprimentados com muitos sorrisos bem ao jeito da gente açoriana!
Com o final da tarde chegou a hora de saber a ordem de actuações, ficamos um pouco apreensivos quando descobrimos que a actuação seria nesse mesmo dia, bem, estávamos de directa bem emborcados e bastante cansados! Mas a Tu Na D’ESTES não desiste nunca! Jantamos e fizemos um ensaio rápido! Lançamos o nosso grito de guerra e entramos no palco, com o sorriso no olhar, as cortinas abriram e deixamo-nos levar pela música! Conseguimos alguns aplausos e gargalhadas que nos deixaram mais alegres e a vontade! Vamos ver o que acontece! Agora é altura de curtir!
Encaminhados pelos nossos guias fomos conhecer a noite açoriana, o clube naval foi o nosso porto de diversão, assim como o bar H2O, onde pudemos conviver com as outras tunas a concurso assim como as tunas residentes!
O 2º dia reservado com o festival iniciou-se com a alvorada as 9h da matina, hora da banhoca do dia qual, não é nosso espanto quando descobrimos que a água estava fria, fria não! Completamente gelada! Nada melhor para acordar! Pelo menos para as dores foi óptimo finalmente conseguimos sentir os pés!
"Pneumonia logo a noite ou amanha de manha, água fria pelo corpo, fresquinha gelada, gelada fresquinha! E a pensar que eram furnas de água quente desde as nove até á uma!"
Hora de almoço seguiu-se com mais algumas tunas que tinham chegado recentemente! Mais uma hora de convívio, mais umas gargalhadas e brindes estranhos!
"E se a Artuna/ Estatuna/Animatuna querem ser cá da malta têm de beber a sopa ate ao fim! E vai acima e vai abaixo e vai ao centro e vai pra dentro e vai pra dentro!"
A tarde continuou animada com as tunas pelos tascos que íamos encontrando pelo caminho! A noite avizinhou-se e com ela mais um jantar e a segunda parte do festival o grande FESTIM organizado pela Enfim Tuna! A medida que as outras tunas a concurso iam actuando fomo-nos apercebendo da variedade musical que caracterizava cada uma e no quão difícil seria a entrega de prémios!
No fim de actuarem todas as tunas a concurso convidadas assim como a anfitriã seguiu-se o grande momento dos prémios! Estávamos ansiosos! Depois de aparatosas quedas dentro do próprio teatro de alguns tunos se terem perdido e ate alguns elementos (magistér) terem perdido as solas dos sapatos lá nos juntamos nós para ver e ouvir o grande veredicto.
Primeiro os prémios de participação, seguidamente os prémios propriamente ditos, fizemos figas, cerramos os olhos e apenas ouvimos…O prémio melhor solo vai para…Tu Na D’ESTES!! Gritos ecoaram pela sala! Choro e emoção! O nosso primeiro prémio fora do continente! Não podíamos acreditar!
Seguiram-se os outros prémios Melhor estandarte vai para…ESTAtuna, melhor adaptação vai para…Real Tuna Académica Neolisipo, melhor instrumental vai para TAOD, melhor tuna vai para…Animatuna! O premio tuna mais tuna vai para… a Real Tuna Neolisipo. E pronto não esperávamos ouvir muito mais mas de súbito ouvimos, melhor pandeireta vai para…Tu Na D’ESTES!!, 2ª melhor tuna vai para Tu Na D’ESTES! Não queríamos acreditar no que estava a acontecer! Fomos a tuna que mais prémios ganhou no festival!
Todas as tunas a concurso bem como os guias e tuna anfitriã presentearam-nos com o título de tuna mais tuna! Dizendo que estivemos fantásticos e que merecíamos o prémio, para nós mais importante foi o reconhecimento de todos!
A noite foi de festa e como não podia deixar de ser de bebedeira! Esta só terminou pela manha com a entrada da escola, para mais um banho de água fresquinha a nossa espera!
"Onde há fumo há frango..."
Pela tarde seguiu-se o tão esperado churrasco! Franguinho, pãozinho, salsichinha assim como o belo do fininho! Foi uma grande tarde de divertimento de trocas musicais, de união familiar e brincadeiras entre todos.
" caga nisso, caga nisso, caga nisso, caga nisso tu queres pão com chouriço caga nisso.."
O final da tarde terminou no Burger King onde jantámos a chuva! Enfim ideias de ficarmos todos juntos! Seguimos para o bar do Pi, bar oficial dos Tunídeos Tuna Masculina da Universidade dos Açores, aí pudemos conviver todos e ainda assistir a algumas revelações da tuna passos de dança alucinantes quem haveria de dizer…hehe
Mais uma noite de directa até aquele que seria um dos últimos dias em terras micaelenses! A nossa última noite a pernoitar na escola de enfermagem! Qual não foi o nosso espanto quando ao chegarmos os nossos queridos colegas tunas da Artuna nos presentearam com um papel dizendo que éramos a tuna mais tuna! É o Fair Play tunante, obrigado Artuna!!
O nosso último dia de banho fresquinho chegara e com ele o nosso último dia para aproveitar a ilha, estava na hora do nosso passeio turístico!
Sempre acompanhados pelos nossos guias fomos directos ao cimo da ilha, dos vários miradouros pudemos avistar maravilhosas lagoas, no centro da ilha de S.Miguel, como a lagoa do fogo, uma enorme cratera, ladeada pelo mar de um profundo azul e brilho a norte e a sul rodeada de areias espantosamente brancas.
Açores possui uma beleza deslumbrante, que nos cativou a todos, tem cenários verdadeiramente paradisíacos. Continuamos a nossa viagem com a ida as furnas, Hidrópole universal, com uma lagoa rasgada por entre jardins e florestas que nos fazem lembrar os contos de embalar das nossas avós, de génios e fadas povoados, flores, muitas flores, água, águas minerais, termais, água que se recomenda para toda e qualquer maleita, que nos rejuvenesce e consolam, águas finalmente quentinhas que nos puderam aquecer a alma, que o digam alguns tunos e guias que se puderam refastelar nas águas quentinhas com cheirinho a enxofre, o pior foi tira-los de lá!
Houve alguns até que se tentaram esconder dentro de algumas, mas sem sucesso o máximo que conseguiram foi ficar com um novo andar que o diga um dos nossos aspirantes…hehe
Ai mas o que é bom não dura sempre e com o descer da noite, tunos caloiros e aspirantes tiveram de voltar.
Mesmo nessa noite não tivemos descanso, realizamos a nossa última actuação num aniversário muito importante, o aniversário da mãe da Açores, ex-magistér e grande amiga da tuna! Foi um verdadeiro “Festim” agradecemos o grande repasto com que fomos contemplados!
" Pessoal, alguém quer vir beber um fino? CRLH, FDX entao nao é que o Cabr*o do 24 me levou a batina e em vez de encontrar a carteira encontro cordas de bandolim? Ho igor vai buscar finos!"
" Ho Henrique! olha se vires passar a minha carteira com uma toalha as costas diz-lhe para me mandar um toque!"
Terminada esta festa chegou a altura da despedida da ilha fantástica! Os nossos guias presentearam-nos com uma nova ida ate ao bar do Pi para a despedida nada melhor que uma grande buba! Foi a tuna a fazer striptease de tal maneira que até o guia levaram por maus caminhos! Ou terá sido o contrário?..humm…Hehe…fica a questão no ar!
"tu és um paneleiro, tu és um...grande paneleiro, és um paneleiro um bocado foleiro que vende o cu pelo dinheiro..."
O importante foi vermos o dia nascer todos juntos e apesar do cansaço estarmos bastante contentes por tudo aquilo que vivemos e conquistamos!
Carregadas malas fomos directos ao aeroporto sob vigília sempre atenta dos nossos queridos guias Ana Raquel e Marco (Degredo) que deviam estar connosco pelos cabelos, interessante é que não nos largavam do pé! Eles já não eram apenas guias já faziam parte da tuna pelo menos foi o que sentimos.
O grande momento avistava-se depois de fazermos as despedidas dirigimo-nos para o avião, “ O senhor não pode levar macacos! Ai não? Então esta com azar que já entraram muitos!”
Ai ai ficamos com uma pequena lágrima no olhar!
Obrigado a tudo e todos!
Para trás ficaram momentos como o nosso mirabulante livro das calinadas do pessoal, as nossas imensas fotos com as celebridades mais magnânimes da ilhas as vaquinhas que ninguém se cansou de fotografar e os nossos outros prémios não atribuídos em palco, tuno mais grelhador, tuno mais bêbedo, tuno alcoólico mais ferroso, tuno mais Ronco, assim como o tuno mais bolacha! Existem ainda muitas outras aventuras que os mais interessados poderão saber em maior pormenor com os verdadeiros protagonistas!
Fica a promessa! Açores havemos de voltar!
E é assim meus amigos que a Tu Na D’ESTES se despede desta edição!

Não percam os próximos episódios porque nós também não!
Saudações musicais!
A ensaiadora Nicole ( Toppo)

3 comentários :

  1. Sim Senhora, belo texto... ao lê-lo fui relembrando cada passo que demos... tan rekins vcs eheh

    "interessante é que não nos largavam do pé" - quem merece é assim... realmente fizeram-nos um de vós! e não é muito fácil isso acontecer! foram fantásticos para connosco.. e nós só retribuimos!

    mais uma vez parabéns e voltem quando kiserem!

    bjs pa tds vós!
    da sempre(en)Guia D'ESTES
    AnaRakel*****

    ResponderEliminar
  2. Eih pessoal!!
    Duas palavras:
    Impressionante
    Surpreendente
    Brutal
    Emocionante
    e por último o MELHOR de sempre...

    Agradeço a cada um de vocês por ter vindo ao meu paraiso. Trazer a Tu Na D'ESTES a estes recantos e encantos e mostrar o quanto a NOSSA tuna vale e sabe viver esta vida:)

    Foi o trabalho, o esforço, a união e o ambiente de família que foram valorizados mais do que nunca por isso não percam nada disso...e daqui a um ano eu e todos os outros açorianos estaremos no teatro à vossa espera para mais um magnifico espetáculo:D

    Obrigado por TUDO...principalmente pela vossa presença e amizade.

    Beijos ferrosos

    ResponderEliminar
  3. Parabens pelos premios!! é de familia..lol


    caramulo

    ResponderEliminar